Após a cirurgia bariátrica a vida sexual piora

Publicado en06/07/2022.

Tiempo de leer:2.3 minutos.

Não importa a idade ou o gênero, uma vida sexual satisfatória costuma ser acompanhada de um maior bem-estar e qualidade de vida

Um dos grandes temores entre as pessoas que recorrem a uma cirurgia bariátrica para solucionar seu problema de obesidade é como será sua vida sexual depois da intervenção.

Vai diminuir meu desejo sexual?

Vou ser menos atraente devido ao excesso de pele ao emagrecer?

Vou enfrentar limitações físicas?

Mas não desanime! Após a cirurgia bariátrica, o desempenho sexual costuma melhorar de forma significativa tanto entre homens quanto mulheres. É um dos inúmeros benefícios que essa cirurgia proporciona.

Queremos que você desfrute prontamente de todas as mudanças que essas operações trazem para sua vida! Mas… quanto tempo convém esperar, e por que?

Cada pessoa e cada casal tem seus próprios hábitos e costumes na sua intimidade. Mas, em geral, durante a atividade sexual, são realizados movimentos e contrações musculares que aumentam a pressão no abdômen e nas feridas cirúrgicas. Isso pode ser prejudicial, especialmente durante os primeiros trinta dias[1]Steffen KJ. Changes in Sexual Functioning in Women and Men in the 5 Years After Bariatric Surgery. JAMA Surg. 2019 Jun 1;154(6):487-498.. Por que? Porque mesmo que sua cirurgia tenha sido laparoscópica, são feitas pequenas incisões no músculo. E se nós as expormos a uma atividade intensa, isso poderá gerar hérnias.

Além disso, a compressão do abdômen pode gerar dores, e fazer com que o momento seja menos prazeroso.

E depois disso, já poderei ter relações sexuais? Não há uma resposta única para essa pergunta. Nossa recomendação é esperar dez dias, e depois, se você sentir desejo sexual, começar com uma atividade mais leve. Sim, você poderá aproveitar a pedir à/ao sua/seu parceira(o) que realize a maior parte do trabalho devido à indicação médica!

Tente evitar posições que aumentem a pressão sobre o abdômen.

E use seu corpo como termômetro: se você sentir dor ou indisposição, talvez ainda não tenha chegado o momento certo. Uma vez passados 30 dias após a cirurgia, sinta-se livre para realizar a atividade sexual de sua preferência.

A queda duradoura de peso que a cirurgia bariátrica proporciona vai certamente deixar você cheio(a) de energia.

Dissemos antes que o desejo e a vida sexual costumam aumentar após a cirurgia. Mas pode ocorrer que nos primeiros meses, até que seu corpo e seu cérebro se acostumem, você não sinta desejo de retomar suas atividades sexuais. Isso é completamente normal. É possível também que você estranhe a aparência do seu corpo. Por isso vamos trabalhar integralmente no seu corpo e na sua psique.

Sua equipe de tratamento acompanhará você durante esse processo para que todas essas mudanças tenham uma repercussão positiva na sua vida.

Referencias

Referencias
1 Steffen KJ. Changes in Sexual Functioning in Women and Men in the 5 Years After Bariatric Surgery. JAMA Surg. 2019 Jun 1;154(6):487-498.

Compartir

Existe uma cirurgia bariátrica melhor que as outras
O IMC me diz se sou obeso

Explora más Mito o Realidad